Continuando a Compartilhar Saberes: Desdobramentos e Perspectivas

Coordenador: Profa. Dra. Marta Cristina Marjotta-Maistro

Essa proposta surgiu da experiência exitosa adquirida com a realização do evento Compartilhando saberes: projetos coletivos na universidade, realizado nos dias 03 e 04 de maio de 2021. Este evento foi articulado pelo Núcleo de Extensão UFSCar-Empresa (NUEmp), o qual eu estou na coordenadoria, em conjunto com os representantes discentes dos grupos Empresa Júnior, Enactus, Baja, Aerodesign Dragão Branco, Engenheiros Sem Fronteiras, Grupo Impacta e as Coordenadorias da ProEx, sendo elas a Coordenadoria de Cultura (CCult), a Coordenadoria de Eventos (CAEv) e Coordenadoria de Extensão Associada (CEAs). Teve como objetivo como objetivo reunir grupos de alunos da universidade para compartilhar sobre as atividades que estejam desenvolvendo. Além do evento propiciar um espaço de troca entre os grupos, contribuiu para a aproximação entre os grupos participante e o mapeamento de algumas demandas. Nesse sentido, esta proposta tende a dar continuidade nessa aproximação por meio dos desdobramentos do evento, como, por exemplo, dinamizar os canais de comunicação propostos pelos alunos por meio de plataforma digital Telegram. Importante destacar que a ação do NuEmp, ao articular o evento comentado acima, caracterizou o papel que o Núcleo vem desempenhando junto aos grupos da universidade, no que tange ao incentivo e suporte ao desenvolvimento voltado para ações empreendedoras e que ultrapassem as dimensões da comunidade acadêmica, chegando à comunidad3e externa. Portanto, esta proposta tem os objetivos de: - dar continuidade aos encaminhamentos realizados ao final do evento Compartilhando saberes- organizar novas ações que propiciem que outros grupos se aproximem e apresentem seus trabalhos; por exemplo, um encontro de empresas juniores da UFSCar; - consolidar o papel do NuEmp enquanto unidade de acolhimento aos jovens empreendedores universitários. Teremos a oportunidade de selecionar um bolsista para esta proposta.