Cálculo da Cesta Básica do Município de Araras-SP

Coordenador: Profa. Dra. Adriana Estela Sanjuan Montebello

A proposta desta atividade de extensão consiste em aplicar conceitos de economia, por meio da coleta e análise de preços dos produtos da cesta básica no município de Araras-SP bem como a compilação destas informações através de informativos sobre a Cesta Básica do Município supracitado. Estudos como este têm relevância social, tendo como foco tanto a comunidade interna e externa, e também servem de subsídio para o fornecimento de informações e análises que contribuam para a formação de políticas públicas para o município. Assim, a presente proposta, que consiste na compilação de dados econômicos coletados via pesquisa de preços aos supermercados e compilados de forma primária, a fim de se obter o cálculo da cesta básica é fundamental para a formação acadêmica dos alunos vinculados a esta atividade, os quais analisam preços de produtos e suas variações e procuram respostas para o comportamento de preços. A metodologia da seleção dos produtos selecionados para a análise desta atividade segue a divulgada pelo Procon-SP e DIEESE.