Profa. Dra. Maria Aliciane Fontenele Domingues

Mulher de cabelos pretos, pele clara e com um leve sorriso, com uma blusa na cor cinza

Currículo Lattes (link externo)

Orcid: 0000-0002-1944-7895

E-mail: aliciane@ufscar.br

Linhas de Pesquisa:  Modificação, controle e estabilização do comportamento de cristalização e polimorfismo em gorduras (ênfase na manteiga de cacau e no óleo de palma), Desenvolvimento de novas emulsões alimentícias, Tecnologias emergentes: emulsificação via ultrassom e homogeneização de alta pressão, Desenvolvimento de formulações saudáveis para a indústria de alimentos, Efeito da adição de emulsificantes sobre o comportamento físico de óleos e gorduras, Desenvolvimento de oleogéis, Desenvolvimento de agentes emulsificantes, Emulsões e Sistemas coloidais, Biopartículas plant-based (micro e nanopartículas)

Biografia

É Professora Adjunta (nível 2) do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Possui graduação em Tecnologia de Alimentos pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC (2005), mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2008) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), especializando-se na área de ciência e tecnologia de lipídios, incluindo estudos sobre avaliação de lipídios em tecidos de origem animal, cristalização de gorduras industriais, estruturação de óleos e gorduras, gorduras low trans, mecanismos de cristalização de lipídios por ação de emulsificantes, polimorfismo e métodos instrumentais para avaliação da cristalização e estrutura dos alimentos. De fevereiro de 2014 a dezembro de 2015, atuou como pesquisadora no setor de inovação tecnológica do Grupo M. Dias Branco, estudando o desenvolvimento de emulsões shelf-stable a partir de tecnologias emergentes (ultrassom e alta pressão). Esteve de licença maternidade de maio a novembro de 2019.