Prof. Dr. Marco Antonio dos Santos Farias

Homem negro, cabelos crespos castanhos com blusa preta

Currículo Lattes (link externo)

Orcid: 0000-0002-7302-4447
Telefone:
E-mail: marcofarias@ufscar.br
Linhas de Pesquisa: Análise de polimorfimo em fármacos utilizando espectroscopia Raman e ferramentas quimiométricas. Otimização da síntese de polianilina (PANI). Desenvolvimento de sensores utilizando nanotubos de carbono e de grafeno para a determinação de produtos farmacêuticos. Estudo da otimização do processo de conversão da biomassa de plantas amazônicas em açúcares redutores. Através da utilização de planejamento experimental com aplicação de ferramentas estatísticas, busca-se encontrar as melhores condições para obtenção de açúcares redutores, que possuem alto valor agregado, à partir de biomassa de plantas amazônicas.

Biografia

É professor adjunto na Universidade Federal de São Carlos (CCA), campus de Araras, lotado no Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR). Possui interesse nas áreas de Planejamento de Experimentos, Otimização de modelos, Eletroquímica associada à ferramentas Quimiométricas, especialmente em Calibração Multivariada. Tem atuada em diversas áreas como Geoquímica, Química de Produtos Naturais, Alimentos, Eletroanalítica e Fármacos. Em todas essas áreas aplica as ferramentas Quimiométricas como Planejamento de Experimentos, reconhecimento de padrões e Calibração Multivariada. Atuou como docente na Universidade Federal do Amazonas, no Departamento de Química (ICE), na área de Química analítica, também foi docente no curso de pós-graduação em Química( PPGQ-UFAM, onde atuou como orientador de mestrado e doutorado. Possui graduação em Química (bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Possui o título de mestre em Físico-Química na área de Eletroquímica e Quimiometria (2011), e o título de doutor em Química Analítica pela Universidade Federal de São Carlos na área de Quimiometria, com aplicação de métodos Quimiométricos, como calibração e resolução multivariada de curvas, para determinação de polimorfismo em fármacos (2015). Atua como professor desde 2006, tendo lecionado Química no Cursinho Pré Vestibular - UFSCar por 6 anos (2006-2011).