Prof. Dr. Gilberto Rodrigues Liska

Homem de cabelos pretos com terno preto, com as mãos nos bolsos do paletó, sorrindo e em frente a uma parede verde.

Currículo Lattes (link externo)

Orcid: 0000-0002-5108-377X

Telefone: (19) 3543-2664

E-mail: gilbertoliska@ufscar.br

Linhas de Pesquisa: Métodos estatísticos aplicados em socioeconomia, climatologia, alimentos e agrárias, Métodos estatísticos aplicados em eventos extremos e Estatística computacional

Biografia

Possui graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Alfenas (2010), mestrado (2012) e doutorado (2016) em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. É professor de estatística, matemática e fundamentos de programação na Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR), campus Araras. É chefe do DTAiSeR na gestão 2022-2024. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão na UFSCar, campus Araras, UNIFAL-MG, campus Alfenas, e orienta e co-orienta alunos de mestrado acadêmico e iniciação científica (graduação e ensino médio). Foi docente efetivo por 3 anos na Universidade Federal do Pampa, onde esteve envolvido em orientações de iniciação científica, tcc e atuou nas especializações em "Ciências Exatas e Tecnologia" e "Produção Vegetal". É professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Centro de Ciências Agrárias - UFSCar, e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria, UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: ajuste de modelos probabilísticos, teoria de valores extremos, modelos lineares generalizados, classificadores, modelos de mistura, análise multivariada, geoestatística, séries temporais, regressão não-linear, estatística experimental e computacional.